Rotina de Beleza

Conheci a Ana Cristina Mello, quando comecei a fazer meu designer de sobrancelhas com ela (e – é claro – amei!). Com o tempo, acabamos nos tornando amigas. 

Na sexta-feira passada, estávamos num bate-papo e ela aceitou compartilhar conosco algumas diquinhas sobre a correta rotina de cuidado e embelezamento da pele! 

 

Os cuidados com a cutis envolvem, essencialmente, três passos básicos a serem seguidos, religiosamente: higienização, tonificação e hidratação.

1) HIGIENIZAÇÃO

A higienização do rosto deve ser sempre feita através do uso de sabones líquidos, pois são menos abrasivos e ressencam menos a pele.

Para quem tem pele oleosa ou mista, a dica é fazer uso de sabonetes antissépticos, como os da Granado [que é o que eu uso!], Neutrogena, L’Oreal, Nívea.

Já para peles secas e maduras, o ideal é o uso de sabonetes suaves, hidratantes e emolientes.

A maioria das brasileiras (principalmente as cariocas!) possuem pele mista. Nesse caso, a Ana explica que o mais adequado é fazer uso de produtos para pele oleosa, porque a região seca da pele mista é muito pequena. Isso até os 45 anos, pois, com a chegada da menopausa, a pele tende a ficar mais seca.

2) TONIFICAÇÃO

Para a tonificação, a regra é bem simples: peles mistas e oleosas devem se ater ao uso de loção adstringente ou loção de controle de oleosidade, enquanto que as peles secas devem preferir o uso da loção tônica (com colágeno, elastina e vitamina C).

3) HIDRATAÇÃO

Por fim, em se tratando de hidratação, o ideal é tentar aliar o hidratante ao filtro solar, durante o uso diurno, independentemente do seu tipo de pele.

Para as peles oleosas e mistas deve-se buscar um hidratante em gel, loção ou emulsão. Nada em creme!

Já as peles secas e maduras podem abusar dos cremes e até mesmo do gel, justamente para evitar o ressecamento.

Para a hidratação noturna, a idade vai definir a necessidade de mais ou menos cuidados. Assim, os cuidados noturnos são basicamente:

  • até os 25 anos – hidratante para o rosto
  • 25 – 30 anos – hidrante para o rosto + antioxidante (por exemplo, vitamina C)
  • 30 – 40 anos – hidrante para o rosto + antioxidante + colágeno, elastina
  • 40 anos em diante – hidrante para o rosto + antioxidante + colágeno, elastina + nutrição (ácido glicólico, ácido láctico).

 

No mais, a Ana explicou que é fundamental aliar essa rotina de beauté à esfoliação, que deve ser feita, no rosto e no corpo, duas vezes por semana. É importante lembrar que, jamais, se deve usar o esfoliante (ou qualquer outro produto) do corpo no rosto!

Além disso, nunca é demais lembrar que o uso de filtro solar (fator 30!) no rosto e nas áreas expostas do corpo é o principal preventivo ao envelhecimento precoce! Isso deve ser seguido até mesmo nos dias nublados, principalmente por quem trabalha no computador (devido ao contato com a luz fluorescente).

Não se deve esquecer também do uso do protetor nas mãos (principalmente para quem dirige!) e no pescoço, para evitar o aparecimento de manchas senis. 

Por fim, falei com a Ana que tenho percebido um grande ressecamento da minha pele, ultimamente (sinto repuxar mesmo!), mesmo ela sendo mista. Ela então me explicou que isso ocorre por causa do grande tempo que passamos no ar condicionado

Para as mocinhas que têm sentido o mesmo problema, a dica aqui é dobrar a quantidade de água ingerida e usar hidratantes que contenham uréia, semente de usa, óleo de amêndoa doce/ macadâmia e/ou lactato de PCA-Na. 

Bom, essas foram as dicas da Ana Cristina! Gostaria de agradecer mais uma vez a você, Ana, pela contribuição! 

Espero que vocês tenham gostado e, se acharem uma boa idéia, podemos aumentar essa parceria para mais diquinhas de cuidados com a pele em outras situações. O que vocês acham?!

Ana Cristina Mello é esteticista, psicóloga e professora do curso de técnica em estética no SENAC. Para entrar em contato com ela, basta mandar um e-mail para am.esthetics@hotmail.com

Anúncios

Tags:

8 Respostas to “Rotina de Beleza”

  1. Ana Cristina Says:

    Ficou ótimo!!!
    Parabéns, conseguiu transportar direitinho nosso bate papo.
    Bjcas

  2. Sissi Says:

    Nossa, que post rico de informações…

    Outra dica “empírica” minha é sempre preferir os manipulados segundo indicações de dermato do que gastar toneladas de dinheiro em label.

    Bjocas, Camilla! Adorei!

    • legalmentefashion Says:

      Que bom que você gostou do post, Sissi!
      A idéia aqui é que, eventualmente, a Ana compartilhe seu conhecimento de beleza e cuidados com a pele conosco. Tem até um idéia de um post sobre preparações para pele no Outono para receber o inverno… Que tal??
      Beijinhos!

  3. Jaqueline Dantas Rodrigues Says:

    Adorei !!! As dicas de beleza foram dadas com clareza e objetividade.Além do mais eu adore essa esteticista.Parabéns amiga!!

  4. Luana Mester Says:

    Adorei as dicas!!
    beijos = D
    Luh

  5. chadebonecas Says:

    Uau, adorei!
    Sou toda desesperada com minha pele porque quando decidi parar de tomar sol, eu não usava protetor pra sair na rua (a burra né), aí fiquei cheia de sardas! Mas hoje em dia é 30 no mínimo!
    Continue com a parceria sim, vai ser ótimo.
    Beijos

    PS: será que o nosso outback sai na outra semana? hahaha =)

  6. fabiola beltrao Says:

    nossa, otimas dicas, beijos, querida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: